Se você tentou e falhou até agora.
Se você ficou animado novamente com cada método, técnica, escola ou mercado, ficará frustrado mais tarde.
Se você já imaginou como seria sua vida se fosse consistente como operador, mas, por mais que tenha tentado, não conseguiu.
E se agora, com o coração fechado, você diz a si mesmo, com sinceridade, que se dá uma última chance antes de jogar a toalha, esta mensagem é para você.
Por outro lado, você ousa aceitar que seu investimento em tempo, dinheiro e emoção foram em vão? de verdade? Todas aquelas horas de análise e estudo, todo aquele tempo acompanhando a ação do preço, modelos de aprendizagem, teorias e táticas, todo o backtesting e registro do seu trabalho, tudo em vão? Jogado fora Você está disposto a pagar esse preço para economizar um preço pior?
Se negociar não é para você, quanto antes aceitar isso melhor, mas e se for e você estiver descendo a escada para um degrau abaixo do topo?
Você poderá viver com isso?
O dinheiro pode ser recuperado, sempre há uma forma de o conseguir, pode não ser óbvio, pode não ser instantâneo, pode exigir muito esforço e sacrifício da sua parte, mas o dinheiro é recuperável. Você é tenaz e sabe que pode realizar muito mais do que agora. mas e quanto ao tempo? Isso nunca vai voltar. Se você deixou de estar com seus amigos para acompanhar o preço, se desistiu da companhia de sua família, seus pais, irmãos ou filhos, essa decisão é irrecuperável. Nem seus amigos, nem seus pais, nem seus filhos voltarão a ser como eram até agora, o tempo deles só pode seguir em frente.
Como diz o dito chinês: “A melhor época para plantar uma árvore foi há dez anos. O segundo melhor momento é agora “. Se você cometeu um erro na negociação e enterrou horas e mais horas, não será capaz de recuperá-las, mas seria absurdo estar em um buraco e continuar cavando. Se você estiver em um buraco, pare de cavar agora. Não ter acompanhado sua filhinha e ver que ela deixou de ser pequena é tremendo, mas ver isso e continuar aprofundando o poço é imperdoável.
Por outro lado, como você sabe que deve parar de tentar? Você esgotou todas as suas opções? Você chegou à conclusão de que não é capaz de fazer o que deve ser feito? Que embora seja possível para outra pessoa, não é possível para você e, nesse caso, como você explica isso? Você acha que outras pessoas têm capacidades e talentos que você não tem nem pode ter? É isso? É um defeito de fábrica? A negociação é tão complexa que você não consegue desenvolver as habilidades necessárias? Ou será que o que você tentou não funcionou para você e você está tão esgotado que pensa que tentou de tudo? Será que você tentou muitas vezes fazer a mesma coisa errada?
E em todas as tentativas de resolver seu “problema de negociação”, houve um fator comum: quem tentou sempre foi a mesma pessoa, você.
Isso te diz algo?
Há quem acredite ter cinco anos de experiência em algo quando na realidade tem um ano de experiência repetido cinco vezes.
E se o que explica sua falta de sucesso não tiver nada a ver com negociação, ou com um sistema, mercado ou método? E se tiver a ver com você? E se acontecer que é muito mais fácil do que você pensa, que você cometeu o mesmo erro desde o início, mas não percebeu?
Você entende que existem pessoas que sabem muito menos do que você sobre o mercado e que estão ganhando? Você entende que existem aqueles que não têm nem a metade do seu conhecimento, experiência ou capacidade analítica, mas vivem desta atividade há muito tempo?
Você acumulou método após método, indicador após indicador, trade após trade, e está na mesma de linha de partida. O jogo, o verdadeiro jogo de negociação, não começou para você, mas você acha que começou. Você acha que percorreu um longo caminho. Não o conheço pessoalmente, mas sei o que você está enfrentando. Esses demônios foram meus, eles me torturaram assim como torturam você.
Você não começou a trilhar o caminho que deveria seguir, não importa quanto dinheiro, tempo e energia tenha investido nisso. Se você se mover na direção errada pode acreditar que está avançado, suar e se esforçar, se esconde atrás de seu trabalho no mercado e com isso justifica sua falta de resultados, mas de que serve o seu esforço se está subindo a escada errado? Que diferença faz se você disser que se levanta às 5 da manhã para negociar antes de ir para o trabalho? O que você acha que passa os finais de semana fazendo replay do mercado, ou que saiu para assistir aos jogos de futebol do seu filho? Se o que você faz não deveria ser feito em primeiro lugar, fazê-lo só lhe causará frustração, entende?
Não confunda ação com progresso.
Se o que você fez não funcionou para você, pare de fazê-lo. Pare de cavar.
No entanto, se você já está farto de sua falta de resultados. Se você não aguenta nem um pouco mais de sofrimento auto-infligido. Se você dissesse que dá a si mesmo a última chance, o que deveria fazer de diferente? O que os outro tem que você não tem? O que deixa escapar que é evidente para tantos, mas não para você? Onde está o erro que o mantém cego?
Necessita reconhecer que segue fazendo sempre a mesma coisa e por isso obtendo sempre os mesmos resultados. Pense sobre as coisas que você experimentou têm em comum, e prometa a si mesmo que vai parar. Isso não levará à consistência. Mais do que aquilo que não funcionou para você não lhe dará o que você procura, você deve começar por aí. Você deve rejeitar esse caminho.
Você quer dar ao mesmo idiota um novo método para operar? Você quer aprender um modelo diferente, mas vai aplicá-lo da mesma forma que o último modelo? Você vai fazer outro curso, mas vai executá-la da mesma forma que a anterior? E, nesse caso, você continuará se fazendo acreditar que está fazendo algo novo? Você faz? Ou você continua fazendo mais do mesmo? É o mesmo demônio com uma roupa nova.
É um absurdo pensar que você irá conseguirá com um novo método, modelo e sistema, e que o mesmo idiota irá executá-lo.
Então o que você faz? Você deve ser sincero. Ouça o que eu digo e diga-me se você entendeu. Há uma parte de você que sabe do que estou falando, preste atenção no que isso lhe diz. Pare de fazer o mesmo, se você executar algum sistema novo com a mesma indisciplina, seu resultado não será consistência. Se você quebrar as regras de qualquer novo método, seu resultado não será um sucesso. Se você improvisa uma forma de entrar agora e depois uma forma de sair, hoje em um mercado e amanhã em outro, se você repetir os mesmos erros, você sabe aonde isso o leva.
E se você não está disposto a deixar de ser o idiota nesse caso, pare de operar agora. Não perca mais um minuto. Exclua-se de todos os canais do youtube, telegram e instagram. Se você quer parar de fumar, mas quer continuar fumando, você tem um problema. Se você quer parar de comer lixo, mas continua comendo lixo, você tem um problema, e se deseja alcançar consistência, mas não é capaz de ser consistente em suas decisões, se não está disposto a estacionar essa parte de sua disciplina, criatividade e inquietação, se não capaz de se afastar de seu lado rebelde, que não aceita ordens, que não quer ser restringido, aquela parte que tem problemas com autoridade e renúncia, então você tem um problema e NUNCA será um trader consistente.
Se você não é capaz de domar a besta em você, então de que liberdade está falando? Se você não for capaz de se levantar e dizer o suficiente. Se você não consegue se levantar e decidir, de uma vez por todas, que desistirá de desperdiçar a tremenda oportunidade que a vida lhe deu de se tornar um operador, então com que versão miserável de si mesmo você se conforma?
Se você não quiser fazer o que precisa ser feito, tudo bem. É sua vida. Viva como quiser. Mas se, no fundo, você diz a si mesmo que quer, que simplesmente não descobriu onde está cometendo um erro e que se dá mais uma chance, nesse caso eu digo para você olhar para onde você não está olhando, mas você deve parar de olhar mesmo velho lugar. Você tem que estacionar o que não funcionou para você de uma vez por todas. Você não vai ganhar com um novo modelo executado pela mesma parte de você que busca a liberdade e que tem um relacionamento ruim com figuras de autoridade. Você não o conseguirá em outra escola se o que aprender for aplicado da mesma maneira. Mesmo que seja um novo modelo, se você aplicá-lo da maneira antiga, obterá o mesmo resultado medíocre.
Negociar não é complicado em si. Conhecimento analítico, executivo e gerencial não é difícil. A complicação e o que a torna uma atividade tão exigente é a natureza do trabalho a ser feito, que é interno, não é o mercado, é você, não são os modelos ou a capacidade de encontrar oportunidades de investimento, mas a determinação em parar de improvisar e o compromisso de agir sempre da forma correta.
Esse é o caminho que você deve seguir, é a escada que você deve subir. Mas entenda que, para escalá-lo, você deve primeiro colocar o outro de lado. Pare de fazer mais do mesmo e comece a fazer o que precisa ser feito.