O que você precisa para desenvolver uma operação de sucesso são três coisas: participar com vantagem, manter o risco de ruína abaixo de zero e executar essa vantagem com disciplina.
Mas então por que você não faz isso?
Como é que você gastou tanto tempo, esforço, dinheiro e energia em busca desse objetivo e parece que está no mesmo ponto de partida?
Você não desiste, você não vai desistir, você junta energias e vai atrás do prejuízo em outra tentativa. Você espera que seja o último e na realidade parece que vai ser assim: seus resultados teóricos, seus dados indicam que você tudo está ok, você pode ganhar mais do que perder, pode aumentar sua conta, e se você se alavancar, capitalizar seu trabalho e aproveitar juros compostos, o céu é o limite. Você viu em uma planilha do Excel como multiplicar uma conta pequena, você só precisa de uma coisa: faça na prática o que você faz em teoria, execute com dinheiro real o que você executa com uma conta simulada, faça suas teorias tomarem forma e pronto. O problema: o que parece funcionar não funciona, o que parece que vai ser suficiente não é realmente suficiente, o que acabaria com todo o sofrimento e lhe daria as chaves do reino é uma miragem. Sua consistência vai um pouco mais longe. Ela se afasta, se coloca atrás do um último obstáculo que você deve remover. Se você der esse passo, se você remover esse obstáculo, então sim, você terá alcançado o sucesso tão desejado como operador.
Mas este ciclo de esperança, esforço, frustração, você já o viveu muitas vezes. Estar prestes a pegar, tocar nas moedas de ouro com a ponta dos dedos, e não conseguir pegá-las, você sabe o que é isso, por que vai ser diferente dessa vez?
A responsabilidade está dentro de você ou está fora? Você é responsável por seus resultados ou seus resultados dependem de fatores além do seu controle? O que você realiza depende do que você faz ou depende do acaso?
O que é mais confortável, assumir sua própria responsabilidade ou culpar fatores externos?
A maioria das pessoas prefere uma mentira confortável a uma verdade incômoda. É assim. Uma mentira fácil e simples, que não aponta para eles, que não os responsabiliza, para uma verdade implacável.
Direi claramente: seus resultados dependem do que você faz. Seus resultados não dependem de seu sistema, de seu mercado, de seus indicadores, não dependem de seu computador. Dependem de você, do que você decide fazer com o que sabe. Do que você escolhe fazer com seu sistema, mercado e indicadores.
Se o que você faz não está funcionando para você, pare de fazê-lo. Pare! Pare de se afundar cada vez mais nessa areia movediça. A saída é em outra direção, não está vendo? Cada vez mais e mais de tudo isso que você tem feito não lhe dará o que você está procurando. Não há como escapar, não dobre seus esforços na direção errada, não continue tentando mais do mesmo, cometendo o mesmo erro indefinidamente.
Você deve parar. Eu sei que você está ardendo de desejo de alcançar o sucesso. Eu sei que parar é a última coisa que você quer fazer. Sei que não está disposto a deixar de lado a confortável mentira com a qual está envolvido, mas isso não está funcionando para você e não vai lhe dar o que deseja.
A partir daqui, o que vejo é um louco motivado. Para uma pessoa com o desejo ardente de conseguir uma mudança de vida para ele e seus entes queridos, para um ser humano sensível, que sonha com um futuro melhor, mais confortável, com mais recursos, mais tempo e maior satisfação, uma pessoa a quem que a mosca comercial mordeu e que, como um zumbi, avançará em busca do sucesso. Alguém que não importa quantas vezes ele caia, porque ele estará disposto a se levantar mais uma vez, a tomar mais um tentativa. Um zumbi é alguém morto. Você não obterá o que deseja fazendo a coisa errada. Por mais confortável que seja essa mentira, não será verdade mesmo que você a repita mil vezes. É necessário deixar o auto engano!
Já disse que você precisa de três coisas: entrar com vantagem, manter o risco de ruína abaixo de zero e executar essa vantagem com disciplina, mas o que você faz? Você dedica seus esforços a apenas uma dessas coisas e negligencia as outras duas, por quê? Porque é uma mentira confortável e permite que você fuja de sua responsabilidade.
Veja o que você faz com o seu tempo, não dê ouvidos às suas histórias, coloque-as de lado um momento, eu sei que elas parecem verdadeiras para você, mas preste atenção: o que você faz com o seu tempo? A que você dedica seu esforço? Onde você gasta a maior parte de sua energia? Encontrar uma vantagem, uma entrada, um sistema, um método. Essa é a mentira confortável. Se alguém lhe dissesse onde entrar numa operação, em que tipo de brecha de oportunidade, de que maneira, você seria capaz de escalar os picos mais altos do sucesso, ou assim você pensa.
Um sistema, uma nova forma de analisar o mercado, uma entrada específica, blindada, concreta em determinado mercado, você não pede muito, apenas aprende aquela forma de operar que permite entrar no mercado e colocar as probabilidades a seu favor. Você não precisa vencer todas as suas operações, você aprendeu que neste momento: você quer participar explorando uma vantagem então você se libertou de buscar um sistema que sempre te faz vencer, mas você ainda acha que a solução está aí, no sistema, método, indicadores .
Ele não está lá e você não encontrará o que procura onde não está. Não importa o quanto você o revire, não importa o quanto você tente, se você fizer isso na direção errada, nunca terá sucesso.
Onde você coloca seu tempo? Você investe no mercado, na análise de preço, no estudo de sistemas, métodos, indicadores, conceitos ou princípios? Mas onde você deve focar? Nos outros dois elementos: manter o risco de ruína abaixo de zero e executar com disciplina.
A verdade incômoda é que, se você operar com vantagem, manter o risco de ruína abaixo de zero e executar com disciplina, você ganhará consistentemente e alavancará seus resultados.
Também é verdade que se você operar com vantagem e colocar seu risco de ruína acima de zero, mais cedo ou mais tarde você irá falir sua conta.
Também é verdade que, se você operar com uma vantagem e não executar com disciplina, você perde essa vantagem.
Vou lhe dizer três coisas bem devagar: Manter o risco de ruína abaixo de zero é um conceito matemático nada complicado. Comece arriscando no máximo 1% do seu capital.
Executar com disciplina depende de você e de mais ninguém. Não é algo que você pode delegar a um sistema, a um guru ou a uma escola, não é algo que dependa de qualquer fator externo. Depende de você e para alcançá-lo você deve trabalhar em si mesmo. Ouça bem, você não vai conseguir aprendendo mais métodos, mais técnicas e mais indicadores, você não vai conseguir lá fora, em outro mercado, ou com outro tipo de gráfico. O que você deve fazer é gastar tempo trabalhando em si mesmo, na mentalidade que funciona, nas crenças que você tem, no gerenciamento de sua resposta emocional, na identificação de seus erros, sua negligência, seus erros, em suas necessidades psicológicas e emocionais, esta é a verdade incomoda.
Não há nada nem ninguém que possa evitar esse trabalho. É um caminho que você deve percorrer. Nós, da Academy Fx Japan, podemos acompanhá-lo no desenvolvimento da disciplina, podemos desenhar um plano de treinamento para você, mas você tem que estar disposto a se tornar um trader disciplinado. Ser disciplinado é algo essencial que você deve aceitar.
E três: operar com vantagem é muito simples, não complique, não gaste mais energia nesse aspecto. Pare. Você provavelmente já conhece muitas maneiras de negociar com vantagem. Pare de dedicar seus recursos nessa direção porque são recursos que você não dedica na direção necessária.
Aceite que o que você tentou até agora não funcionou para você e que mais do mesmo não o levará aonde deseja ir, e decida que fará o que deveria ser feito, não importa o quão desconfortável seja, porque não há outra maneira de obter consistência. Você não pode ser consistente sendo indisciplinado. Isso não vai acontecer.
Não peça que a vida seja mais fácil, mas que você tenha a coragem de fazer o que deve ser feito.
Mas então por que você não faz isso?
Como é que você gastou tanto tempo, esforço, dinheiro e energia em busca desse objetivo e parece que está no mesmo ponto de partida?
Os resultados estão ao seu alcance, mas quando você procrastina a mudança que deve ser feita eles se movem um pouco mais para a frente, e então um pouco mais longe uma e outra vez, até ficarem fora de alcance.
Pare e reflita, o tempo não volta..