Estou impressionado com a popularidade dos vídeos falando sobre pontos de entradas onde comprar e onde vender. É como se houvesse um grande público faminto por este tipo de conteúdo: diga-me onde compro, diga-me onde vendo.
Mas pode-se fazer uma reflexão simples: se “onde” fosse a chave, e como há tanto material sobre isso, não deveria haver traders mais consistentes?
E então se o “onde” não é a chave, por que continuar insistindo?
Mais do que o que não funciona, certamente não funciona.
Eu acredito que é muito melhor saber o porque você deve comprar ou porque você deve vender do que o onde você deve entrar. Eu digo, se você entender as razões. você poderá operar com muito mais sucesso.
Uma operação baseada em onde é como pedir um peixe, uma operação baseada em por que é como saber pescar um peixe.
Ensina-me a pescar por favor, não quero ficar dependente, não quero fazer as coisas às cegas, não quero um programa de treino que me diga para comprar com a seta verde e vender com a seta vermelha, isso gera escravos e mentes emburrecidas.
Quero um programa que desenvolva a compreensão dos alunos sobre o mercado, que estimule sua autonomia e pensamento crítico.
Diga-me onde comprar e onde vender sinaliza o desejo simplista de falta de responsabilidade. Você vai me dizer onde eu entro e onde saio, ok? Portanto, não terei de pensar, raciocinar ou, o mais importante, não terei de colocar minha autoimagem em risco. Se você me disser e a operação for perdida, a responsabilidade é sua, e se for uma vencedora direi que escolhi bem.
Se pelo menos o pedido fosse: “Ensina-me onde devo comprar e onde devo vender”, aquele “ensina-me” indicaria uma certa predisposição para aprender.
Observe o cenário oposto: “Mostre-me por que devo comprar e por que devo vender” O que isso significa? Você quer saber. Quero saber as razões pelas quais devo comprar ou vender nesta área.
Tome cuidado com os que ensinam superficialidades. Você tem que desconfiar: “Você compra porque a flecha é verde e vende porque é vermelha. Compre porque o indicador cruzou acima do nível zero, venda porque está abaixo. Você compra porque o preço fechou acima da linha de regressão, porque está testando a media móvel, porque fechou acima da máxima da vela anterior. ”Esses são todos exemplos do mesmo: Pegue seu peixe e coma. Mas eles o deixam sem entender o verdadeiro porquê, os motivos que deveriam permitir que você entenda o que realmente está acontecendo.
O preço não dança ao som de uma música aleatória, mas de uma música perfeitamente harmoniosa, com seu tempo, seu ritmo, sua cadência. Para dançar essa dança sem pisar em seus pés, você deve aprender a ouvir. Tem que aprender a linguagem do preço, conhecer a estrutura do mercado.
Outra coisa é o trade que vive no mundo da fantasia. E também continua querendo ser alimentado. Quer que sua mãe faça torradas com manteiga para você?
Por um lado, você quer ser um trader de sucesso, ser capaz de escalar suas posições, de aumentar sua conta, mas, por outro lado, ainda não está disposto a desenvolver uma mentalidade responsável. Você quer apostar em centenas de milhares de dólares, mas não quer assumir a responsabilidade pelo resultado de suas decisões? Você quer que essas decisões sejam tomadas por outra pessoa? Uma flecha, talvez? O cruzamento de um indicador?
Você tem que estar no controle. Você deve aprender a afiar o seu próprio facão, entrar na selva por sua própria vontade e decidir que direção tomar, e se você se perder, deve entender que ninguém vai resgatá-lo. Você terá que avaliar sua situação e fazer um plano para sair de lá e seguir em frente.
Se você aprender a observar o que está acontecendo por trás da flecha (indicadores), entenderá que a dado movimento não é aleatório. Os traders institucionais vêm acumulando posições compradas há três dias e estão preparando uma evolução de preços de alta por duas semanas que estão longe de estar completas. O pânico de baixa com que terminou a última queda de preços foi o início de uma grande campanha de acumulação. Duas semanas depois temos o preço em um desenvolvimento ascendente, esse movimento não é acidental, nem aleatório: é o único movimento possível dado o custo envolvido neste tipo de manobra.
Isso está escrito na sua tela, você só precisa aprender a ler o que diz o preço. Se os traders acumularam posições compradas por três dias e hoje o preço fecha acima deste ponto de ruptura, haverá um movimento de alta que atingirá o máximo da semana passada.
Longe de uma mentalidade determinística, podemos reformular esta frase da seguinte forma: Visto o que vimos, o movimento mais provável se o preço fechar acima do ponto de ruptura é um movimento de alta que leva o máximo da semana.
Isso ocorre porque é o caminho de menor esforço e o preço responde a uma série de “leis e princípios” muito claros que você pode aprender a conhecer.
Mas você não fará isso se ficar esperando na saída do supermercado que alguém lhe dê algumas moedas.
Negue o falso e você chegará ao verdadeiro. Saber onde comprar e vender não o tornou consistente, nem o tipo de trader que deseja ser. Saia desse caminho. Você não vai chegar lá. Isso já é metade da solução.
Em seguida, decida o que você está disposto a aprender o por quê. Quando você souber os motivos por trás do preço, negociará com confiança. Você entrará aqui porque entenderá o que explica esse movimento de preço. Não é um acaso. Não é um indicador. Ele não é uma figura técnica. Você tem que ver o que está por trás da forma. É o desenvolvimento de um jogo que segue regras muito específicas, com seus participantes, seus interesses, suas limitações, seus pontos fortes, suas necessidades. Entenda isso e você verá.
Compre porque os profissionais estão elevando os preços e você quer ir na mesma direção. Compre porque se o preço fechar acima desse nível confirma a acumulação profissional, porque aquela manobra de baixa que se inverteu é o que você espera antes de um movimento de alta, porque quando o preço voltou a esse nível o fez com um volume decrescente , porque o salto daquele nível foi feito com uma vela direcional, porque estamos no final da semana e o preço está cruzando esse nível de abertura, porque você tem aquela zona de liquidez acima que vai servir como um objetivo de curto prazo, porque em os olhos da análise clássica “parecem” que o preço não está indo a lugar nenhum, porque todos os princípios que entram em jogo estão sendo respeitados continuamente.
Mas, acima de tudo, compre porque você entende por que tem que comprar.