O perfeito é inimigo do bom.

O que você prefere, ser um especialista em um sistema de negociação muito simples ou conhecer mais de uma centena de sistemas de negociação sofisticados?

Imagine uma pessoa que está prestes a construir uma ponte para atravessar um rio. Ocorre-lhe que usará cordas amarradas, tecendo uma espécie de rede. Então ele compra as cordas, e as prepara. Quando estiver na metade da amarração, você acha que será melhor adicionar algumas tábuas de madeira no formato de uma passarela. Com isso, a ponte ganhará estabilidade e ficará mais segura. Então, compra as tábuas de madeira, afrouxa os cordões e começa a enfiar as tábuas.

A nova ponte começa a tomar forma, mas na metade você percebe que na verdade, como a madeira é mais maciça, talvez seja melhor que a ponte seja toda de madeira. Isso permitirá que você atravesse com mais conforto, poderá carregar mais peso, será mais firme, suportará melhor as intempéries, etc.

E é isso que ele faz, ele descarta as cordas e pede as madeiras certas, prepara e começa o projeto novamente. Une madeiras a outras, cola, parafuso e prego, e a ponte começa a ganhar forma. Sem dúvida a estrutura é muito mais robusta, mas novamente na metade do caminho muda de ideia: “Se a madeira é resistente, uma ponte de pedra não será ainda mais resistente?” Parece claro que a pedra vai aguentar melhor que a madeira, vai dar mais solidez à estrutura e pode ser cruzada com um peso maior.

Ele desmonta a estrutura de madeira, vai até a pedreira fazer o pedido das placas de granito e compra o cimento e o resto dos materiais. Demora muito porque a pedra é mais pesada para se mover, mas quando o resultado da obra começa a ser percebido a diferença é evidente: a ponte de pedra vai aguentar mais que as outras, será resistente, segura e firme.

Mais uma vez, quando ele está na metade do caminho, a dúvida o assalta. A pedra é mais forte, mas uma ponte de ferro não é ainda melhor? À força da pedra, o metal dará a ela certa flexibilidade e fará com que a estrutura se mantenha melhor.

Então ele refaz seus passos e começa a usar o ferro. Ele encomenda as peças certas e começa a soldá-las levantando uma estrutura espetacular, e quando consegue chegar na metade do caminho, percebe que não tem mais dinheiro para comprar mais material.

Do outro lado do rio, está a sua consistência como trader, e a ponte são as tentativas que você faz para alcançar resultados, mas você muda sua abordagem muito rapidamente, então você deixa de ser um especialista em qualquer coisa e no processo você fica sem recursos.

Para chegar à outra margem, bastava a ponte de corda e, embora todos parecessem melhores, o que você prefere? Uma ponte de corda ou meia ponte de madeira, uma ponte de corda ou meia ponte de pedra, uma ponte de corda ou meia ponte de ferro? Com meia ponte você não alcança seu objetivo.

O perfeito é inimigo do bom.

É certo, você tem que ser exigente e buscar uma forma eficaz de operar nos mercados, mas não se esqueça do que está negociando. Meia ponte, como estudar um sistema a meio caminho, não ajuda você a atingir seu objetivo, você não tem permissão para atravessar o rio.

Enquanto você está ocupado procurando a melhor maneira de chegar à outra margem, você está desperdiçando seus recursos e sem recursos você não cruzará o rio.

Escolha um caminho, quase qualquer um serve, e então se comprometa com ele. Não o abandone, não o melhore, não o mude. Você deve se tornar um especialista. O que fará a diferença não será a ponte que você transpõe, mas aquela que você consegue atravessar para o outro lado do rio. Não se trata de saber se você opera com um sistema ou outro, mas se você é bom em operar o sistema que usa.

Você gosta de Fibonnacci? Opera com Fibonnaci! Você gosta de fractais, opera com fractais, gosta de identificar processos de manipulação institucional, opera com isso, mas se torna um especialista. Você deve ser o melhor no que faz. Não adianta muito ter uma ponte de meio granito, pois não adianta muito conhecer um bom sistema de meio caminho.

Mas se você se tornar um especialista, se conhecer seu sistema de cima a baixo, de dentro para fora e de trás para a frente, tudo será muito simples. É a especialização que lhe dará uma vantagem e permitirá simplificar o seu desempenho. Você evitará o canto da sereia que o leva a tentar outros métodos. Você não precisa de outros métodos. Você terá seu próprio caminho e será fácil segui-lo. Você economizará energia, tempo e dinheiro e ficará satisfeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *