Por que o preço se comporta dessa forma?
Por que às vezes ele desenvolve um movimento discricionário, mas outras vezes permanece em um estado de latência?
Por que às vezes se aproxima de um nível relevante e o enfrenta, mas outras vezes o penetra sem problemas?
Por que sua trajetória às vezes gira completamente e outras vezes as curvas não se mantêm?
Quando vemos um desenvolvimento, qualquer tipo de desenvolvimento, por que aparece aquele e não o seu oposto? Por que o preço está subindo de um nível, por exemplo? Como é que não lateraliza ou não vai na direção oposta desse mesmo nível? À primeira vista parece que todo comportamento é possível, para o olho mal treinado, para o operador mal preparado, pode parecer que o preço é tão capaz de fazer um movimento quanto o seu oposto, mas será mesmo? O mercado pode realmente fazer alguma coisa a qualquer momento?
Na verdade, esta é uma premissa importante entre traders consistentes: a aceitação de que sim, de que o mercado pode fazer qualquer coisa, mas o que isso indica não é tanto que o preço é capaz de se comportar de qualquer maneira, mas o estado de espírito necessário. para operar com sucesso. Uma estrutura mental que força o operador a gerenciar o risco, uma estrutura que os mantém dentro de um comportamento que pode levar à consistência.
Vamos pensar por um momento no que aconteceria se o trader pensasse que o mercado não poderia fazer nada, se ele se livrasse dessa ideia e caísse no oposto: o mercado só pode fazer uma coisa, se você soubesse o que é essa coisa, você poderia apostar todo o seu poder de compra para aquela operação, certo? Seria dado a você adivinhar o futuro, antecipar o movimento dos preços. Nesse caso, por que você estabeleceria uma política de gerenciamento de risco?
Aceitar que o preço pode fazer qualquer coisa reflete um certo tipo de realidade e nos mantém alertas, este pensamento nos defende porque, de fato, a qualquer momento pode aparecer um player que mude o mercado, um único operador institucional pode movimentar o preço do mercado. a maioria dos mercados é de fato o que os operadores institucionais fazem quando esses movimentos favorecem seus interesses.
Se o mercado foi comprado nas últimas semanas por traders institucionais que orquestraram uma manobra de acumulação, isso faz parte do mercado. Você não vê seus contratos ou seus lotes diretamente, mas pode aprender a ler seus rastros, e isso é importante, muito importante, porque, se você é capaz de entender o que aconteceu no mercado, se você entende que o mercado foi tomado por operadores institucionais, você pode incorporar essas informações em seu processo de tomada de decisão. Se compraram, mesmo sem conhecer os motivos de tais atos, pode-se antecipar que o mercado, mais cedo ou mais tarde, se expressará de forma que atenda às suas necessidades e subirá.
Colocando em prática essas reflexões: você precisa aceitar que tudo pode acontecer a qualquer momento e participar de uma forma que preserve seu capital contra qualquer imprevisto, esse é o ponto de partida básico, mas em outro nível você pode entender que o que vai acontecer será responder da única maneira que você pode, dada a história desse mercado.
Se nos últimos minutos os profissionais vêm liberando suas posições compradas a única coisa que pode acontecer é que o preço não siga sua trajetória, como um movimento de alta poderia se sustentar sem a participação dos profissionais? Se outros profissionais aparecerem comprando, o mercado pode continuar subindo, mas se o que observarmos é que nos últimos minutos eles saíram, se o que vemos é que venderam, o mercado só pode fazer uma coisa. Para que ele faça outra, ele deve mudar, mas então não é mais o mesmo mercado que você está observando, novas informações criam um novo cenário.
Com esta reflexão quero convidar você a entender o segredo da linguagem dos preços: o que acontece é a única coisa que pode acontecer dada a situação em que o mercado se encontra.
Seu trabalho é fazer essa leitura para usá-la a seu favor.